Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sai de tua tenda!


info.abril.com.br

Sabe, esse texto tras uma mensagem muito impactante, uma vez que fala diretamente á minha realidade. Ah como eu gostaria de fazer parte do grupo que como o  autor chama  de  "fortes têm coragem de deixar a terra natal em busca de uma nova vida".
Mas............... vamos levando.
Esse é  o texto a que me refiro.


Números do IBGE mostram que 32% dos municípios brasileiros têm boa parte da economia dependente do poder público ou da previdência. Na prática, isso quer dizer que a maioria da renda dos trabalhadores, principalmente das pequenas cidades, vem das prefeituras ou do governo federal. A maior preocupação é a falta de oportunidades.

Dias atrás fiz uma entrevista com um experiente professor de empreendedorismo sobre este assunto e, ainda nos bastidores, acabei aprendendo algumas lições sobre a vida. Antes da nossa conversa ao vivo, foi ele quem me fez a primeira pergunta.
-Sabe por que São Paulo se tornou a maior cidade do país e por que ela é um exemplo para o mundo, Juliano?
Eu até tinha considerações a fazer, mas claro que preferi ouvi-lo.
- São Paulo se tornou grande graças à garra e ao talento de gente que muitas cidades, estados e países não souberam aproveitar. O que os municípios não percebem é que só os fortes têm coragem de deixar a terra natal em busca de uma nova vida.

O professor tem mesmo razão. É preciso ser muito forte. Afinal, é fácil reclamar do tédio que a sua vida pode estar agora, o difícil é ter a ousadia de mudar e de se arriscar em busca daquilo que ainda é incerto.
Mas por que ter medo de perder o que já não se tem? Quantos imigrantes chegaram a Capital apenas com a roupa do corpo. Homens e mulheres que trocaram a miséria e os conflitos de seus países por uma cidade até então estranha e duvidosa. Na bagagem não trouxeram riquezas, apenas a vontade de vencer. E muitos venceram, conquistaram mais que impérios, deram a volta por cima e agarraram a felicidade.

Eu não sei qual é a “cidade pequena e sem oportunidades” em que você vive. Permanecer onde e como está é escolha sua. No abrigo você até pode se sentir seguro, mas é fora da tenda que os seus olhos vão enxergar as estrelas.( grifo meu) E tão numerosas como elas, são as oportunidades que te esperam numa nova “terra”, incontáveis como as areias do mar. Então, caminhe, deixe o lugar da amargura e lute para sentir o sabor mel.

Paz e sucesso!!!
::Juliano Matos
Colaborador do portal Lagoinha


Nenhum comentário: