Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Honra e Sabedoria


O propósito de uma cerimônia é mostrar a diferença. O que você fará de diferente na Segunda, que não seja igual há duas semanas? O que você fará diferente? Algo tem que mudar no seu dia antes de mudar na sua vida. O que crescerá em você em dignidade?

Onde existe um problema, há uma recompensa. Problema é um convite para uma recompensa.

José viu que havia um problema no copeiro e no padeiro por causa do semblante deles. Há diferenças entre pessoas e pessoas. Quando temos sabedoria, reconhecemos as diferenças nas pessoas.

Saul era estúpido, mas teve um filho maravilhoso: Jonatas. Davi foi um rei maravilhoso, mas teve um filho rebelde, Absalão.

Podemos aprender sem perder o tempo da espera.

O que é honra?

Honra é diferente da sabedoria, é o desejo de compensar alguém pela sua diferença. Sabedoria é reconhecer a diferença.

A Bíblia diz que tudo o que precisamos e queremos vem através da sabedoria. Ela e a chave mestra que abre portas da saúde, do favor, do conhecimento e de tudo o que querermos. E o fruto dominante da sabedoria é saber a quem devo honrar.

Absalão não honrou Davi, Salomão honrou. A quem você escolher honrar aí está a razão da sabedoria. O segredo é saber a quem devo honrar. A sabedoria é discernir os níveis de honra. Não tratamos todos de forma igual. Se você vir alguém dizendo que trata a todas as pessoas da mesma forma desconfie, pois os tratamentos devem ser diferenciados.

Não tratamos todas as pessoas de forma igual. Uma esposa não trata o marido da vizinha da mesma forma que trata o próprio marido. Só honramos as pessoas quando reconhecemos as diferenças. Quando vejo quem você honra, posso prever o seu futuro inteiro.

Provérbios 4:7 diz que a sabedoria é a coisa principal, portanto adquira sabedoria, tudo o que acontece na terra não é casual.

Isaías 1:17 diz que devemos aprender a planejar o bem. Adquira sabedoria, conhecimento e entendimento.

O Evangelho tem duas partes. Tudo o que Deus cria é uma equação. Tudo que Deus faz é completo. A mente requer pensamentos, a boca requer palavras, o ouvido requer som, tudo que Deus cria é uma parte que se completa em nós.

Nunca entendi como pode um homem de Deus gastar tempo com Deus e não ter dinheiro para sustentar um filho. Meu pai era um homem que orava todos os dias e não tinha quatro dólares para me bancar na faculdade. É porque ter uma experiência com Deus é diferente de entender e viver os Seus princípios.

Todo relacionamento tem regras. Cumprir as regras define a força do relacionamento. Entendi que meu pai amava a Deus, orava, mas não tinha dinheiro. Foi quando entendi também que as decisões definem o nosso sucesso.


Como fazer sua vida dar certo

O seu futuro está escondido em momentos. O nosso alvo é abrir os momentos. Quando eu estava sentado aqui, nesta noite, a minha mente não estava no meu trabalho, na minha equipe, nos meus negócios... Cada momento eu entrego a minha vida. Até que você entenda o valor de um momento, não encontrará o que tanto procura.

Então, o seu sucesso não é responsabilidade de Deus. Sabedoria é habilidade de ver as diferenças. É a habilidade de antecipar as consequências. É a reação espiritual a um problema.

O que é um sucesso? Habilidade de encontrar o alvo que você esperava. Por exemplo: chegar até aqui. A sua vida é uma coleção de sucessos. Se você olhar para trás, na sua vida, existem mil gigantes que você matou para chegar aqui.

Prosperidade é ter bastante provisão para completar um desígnio divino.
Congresso Resgate da Nação em Porto Seguro - BA - Brasil

domingo, 17 de abril de 2011

É Tempo de Fazer Um Novo Começo!

 

Entenda por meio dessa reflexão de Joyce Meyer, a importância de recomeçar

Creio que todos nós precisamos regularmente encontrar situações para recomeçar, em diferentes áreas de nossas vidas. São nestes lugares que precisamos desenhar uma linha nos separando de tudo o que nos faz lembrar do passado e começar de novo com uma nova visão, baseada na verdade que é a Palavra de Deus.

Em ordem para se fazer um novo começo, nós precisamos estar dispostos a deixar para trás o que é mentira e deixar de lado mentiras que virão. Eu creio que isto inclui em fazer um novo começo a maneira de como nos vemos, como pensamos que Deus nos vê, e o que vemos sobre nós no futuro. Se começarmos a enxergar da maneira que Deus nos vê e ter uma boa imagem das coisas que Ele deseja trazer dentro e através de nossas vidas, a visão que temos sobre a vida começa a ter uma nova perspectiva.
 
Como você se vê?
Nossa auto-imagem — como nos vemos — é muito importante. É o retrato que levamos na nossa mente e no coração. Isto é tão real como as fotos de nossos filhos que muitos de nós levamos na carteira, mas tem um efeito muito mais forte em nós. Muitos anos atrás, eu tinha uma imagem miserável de mim. Sentia frequentemente que era uma fracassada, detestável e não tão boa quanto às outras pessoas. Muitas vezes saia pensando que Deus não estava satisfeito comigo e que nunca superaria o meu passado. Porque me via de uma maneira errada, nunca pedi pelo que era legitimamente meu através do sangue de Jesus. Não era corajosa o bastante, e não sentia que merecia isto.

Bem, Deus me trouxe para II Samuel 9, a história de Davi e sua busca em abençoar qualquer um que fosse da casa do Rei Saul. Jônatas, filho de Saul, amava Davi e provavelmente era um de seus companheiros mais próximos. Depois que Jônatas e Saul foram mortos na batalha, Deus promoveu Davi para ser rei. Profundamente movido com a dor da perda de Saul e Jônatas, Davi disse: “Resta ainda alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por consideração à Jônatas?” (2 Samuel 9.1.)

Davi logo descobriu que Jônatas tinha um filho chamado Mefibosete, que havia se tornado aleijado quando criança, mas que ainda estava vivo. Quando ele chamou por Mefibosete e teve este trazido a sua frente, Davi disse a ele: “Não temas, porque certamente usarei de bondade para contigo, por consideração à Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. E [o aleijado] olhando para si mesmo disse, Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?” (II Samuel 9.7- 8). Em outras palavras Mefibosete estava dizendo, “Porque tu queres me ajudar? Tudo o que eu mereço é rastejar em torno do solo e lamber as migalhas de pão que caiem no chão”.

Eu creio que uma das razões de Mefibosete ter uma auto-imagem miserável era porque ele era aleijado. Como resultado, ele não se sentia digno da bondade do rei Davi. Você e eu podemos não ser fisicamente aleijados, mas por causa das nossas falhas, incapacidades e fraquezas, nos vemos como aleijados. E quando nos vemos cada vez menos perfeitos, isto nos dificulta de imaginar como ou porque Deus quer nos abençoar e cuidar de nós como Ele abençoou e cuidou de outros. Mas assim como Davi foi bom para Mefibosete por causa da consideração por Jônatas, Deus é bom para nós por causa da consideração por Jesus.
 
Deus não quer que nós olhemos tudo o que esta de errado conosco ou os pecados do nosso passado; Ele quer que nós olhemos para tudo o que está certo com Ele. Hebreu 12.2 diz: “olhando firmemente (de tudo que distrai) para Jesus, o Autor e Consumador da fé (dando o primeiro incentivo para seus seguidores), o qual suportou a cruz (trazendo maturidade e perfeição), não fazendo caso da ignomínia, e está assentado a destra do trono de Deus”. Quanto mais nos focarmos em nossas falhas, mais parece que iremos repeti-las. Seja o que for, continuamos a pensar e falar sobre se tornar maior. É por isso que você e eu precisamos desviar nossos olhos do que está de errado conosco e colocar no que está certo com Deus. Deus está trabalhando todos os dias, nos mudando para sermos cada vez mais e mais parecidos com Jesus (Filipenses 2.13.) Uma vez que começarmos a magnificar Seu poder e minimizar nossos problemas, iremos descobrir um novo âmbito da vitória e ter uma nova visão de como nos vemos.

:: Por Joyce Meyer 
Renomada autora de bestsellers pelo New York Times, com mais de 80 livros publicados, em 30 anos de ministério.